Projeto de conclusão do curso de bacharel em Design, pela Universidade Federal de Pernambuco, que propôs a criação de um metaverso na plataforma Spatial para valorizar e preservar a cenografia e os aspectos culturais do São João de Caruaru. O trabalho envolveu pesquisa histórica, análise dos elementos cenográficos, desenvolvimento de modelos 3D e construção do ambiente virtual no metaverso.
Vídeo de demonstração do protótipo final
O São João de Caruaru, possuí uma rica cenografia que transforma a cidade durante as festividades. No entanto, esse aspecto costuma ser ofuscado nas divulgações, que priorizam dados econômicos, atrações musicais, ou então passam a disputar espaço e atenção com ativaçõespublicitárias. Para valorizar esse patrimônio visual, foi desenvolvida uma experiência imersiva no metaverso, recriando digitalmente os elementos cenográficos e culturais da festa com base nos projetos anteriores.
Utilizando o método Double Diamond, o trabalho envolveu pesquisa histórica, análise dos elementos cenográficos dos anos 2022 e 2023 (idealizados por Walter Homes), desenvolvimento de modelos 3D e construção do ambiente virtual na plataforma Spatial.
Essa iniciativa busca não só ampliar o alcance e a valorização do São João, mas também explorar o potencial da realidade virtual no turismo, proporcionando experiências mais envolventes aos usuários, incentivando visitas reais ao destino e contribuindo para a preservação da cultura local.
A cenografia junina do São João de Caruaru vai além da mera decoração festiva, desempenhando um papel fundamental na conexão entre o presente e as origens da celebração, reforçando tanto a espetacularização do evento quanto sua identidade cultural e sua história.
Durante o mês de festividades, a cidade é intensamente decorada com elementos como bandeirolas, balões, portais temáticos e reforço na iluminação, especialmente nos polos de animação organizados pela prefeitura, que concentram o maior fluxo de público. Um dos principais destaques cenográficos é a vila montada na Praça Silva Filho, próxima à antiga Estação Ferroviária, composta por casas temáticas, um coreto, um trem cenográfico e ativações de marcas patrocinadoras. Esse espaço específico é o foco do projeto de criação de uma experiência imersiva no metaverso, buscando preservar e valorizar esses elementos culturais.
O teste de usabilidade do protótipo “São João Virtual” revelou percepções majoritariamente positivas quanto à proposta de valorização cultural e promoção do turismo. Usuários destacaram a relevância dos conteúdos informativos sobre o São João de Caruaru, especialmente para quem nunca participou da festa presencialmente, reconhecendo o potencial da experiência virtual como ferramenta de preservação cultural e de estímulo ao interesse pelo evento real.
Apesar de dificuldades pontuais na navegação, principalmente entre usuários sem familiaridade com metaversos ou videogames, a maioria considerou as atividades fáceis de realizar e reconheceu a utilidade da plataforma como porta de entrada para o universo do São João.
As principais sugestões de melhoria envolveram o aprimoramento da responsividade da interface, maior clareza nas instruções iniciais e a expansão do ambiente virtual para incluir mais espaços, personagens e elementos interativos que aprofundem a experiência cultural.
Além de despertar o interesse do público, a iniciativa abre espaço para expansões que integrem elementos físicos e digitais, como a possibilidade de coletar selos no ambiente virtual que possam ser carimbados fisicamente no Passaporte Pernambucano, fortalecendo a conexão entre tradição e inovação.
Futuras melhorias incluem o aumento da interatividade, a criação de experiências educativas e a ampliação do espaço virtual com apoio de políticas públicas e iniciativas culturais, permitindo que mais pessoas vivenciem e se conectem com o patrimônio cultural do estado, mesmo à distância.